A síndrome de Dercum, também chamada de adipose dolorosa, é uma condição rara caracterizada pelo surgimento de múltiplos lipomas dolorosos (tumores benignos de tecido adiposo).
A condição afeta principalmente mulheres entre 40 a 60 anos que apresentam sobrepeso ou obesidade. A causa do surgimento da síndrome ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que envolva fatores metabólicos, hormonais, genéticos e inflamatórios, o que sugere etiologia multifatorial.
Sintomas
Além da presença de múltiplos lipomas dolorosos, que geralmente surgem em tronco, braços e pernas, os portadores da síndrome podem também apresentar:
- Dor crônica e sensibilidade aumentada nas áreas afetadas
- Fadiga e sensação de fraqueza
- Distúrbios do sono devido à dor persistente
- Alterações de humor, como ansiedade ou depressão
- Ganho de peso ou dificuldade em perder peso
- Rigidez muscular e inchaço local
Diagnóstico
Não há exames específicos para a síndrome. O diagnóstico é realizado a partir da identificação dos lipomas dolorosos e exclusão de outras condições que cursam com dor e aumento de gordura subcutânea. Exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância podem auxiliar no diagnóstico.
Tratamento
O tratamento da síndrome de Dercum é individualizado e visa controlar a dor e melhorar a qualidade de vida. Em casos específicos, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados. A abordagem multidisciplinar é fundamental para oferecer suporte físico e emocional ao paciente.










