Centro de Atendimento Integral e Treinamento em Doenças Raras

Iniciativa inédita na América Latina, a Casa dos Raros surgiu para ser uma rede interligada de atendimento integral às pessoas com doenças raras. O objetivo é a promoção de assistência integral e multidisciplinar aos pacientes e familiares a partir de diagnóstico rápido/preciso, tratamentos avançados e pesquisas clínicas voltadas para doenças genéticas raras.

Saiba mais no site

Casa dos Raros de Porto Alegre

O Centro de Atendimento Integral e Treinamento em Doenças Raras foi construído em Porto Alegre pelo Instituto Genética para Todos e pela Casa Hunter. Sua missão e seus objetivos incluem:

Garantir o atendimento a todos os pacientes, seja através do Sistema Único de Saúde, através de convênios ou mesmo de consultas particulares;

Agilizar e ampliar o encaminhamento e orientação para tratamento, preferencialmente em centros de referência;

Treinar e orientar os médicos e equipes multidisciplinares responsáveis, dando suporte para o atendimento de cada caso;

Prover educação continuada e treinamento para profissionais da saúde para o atendimento de pacientes com doenças raras;

Investir em pesquisa e desenvolvimento de terapias avançadas;

Promover eventos científicos;

Ampliar o acesso ao atendimento desde o acolhimento do paciente para reduzir o tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença, evitando sequelas pela demora no início do tratamento;

Atuar em políticas públicas e incentivar investimentos no setor de saúde que assegurem o diagnóstico precoce e protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, ampliando e melhorando a distribuição dos medicamentos e o tratamento multiprofissional.

A estrutura da Casa dos Raros

Com 1.600 metros quadrados, o empreendimento tem duas torres com quatro pavimentos e estrutura para consultórios, laboratórios (um para diagnóstico e outro para produção de terapias avançadas), salas para tratamentos, além de espaço para eventos e treinamento de profissionais.

Em relação aos equipamentos, a Casa dos Raros conta com um espectrômetro de massas em tandem capaz de identificar moléculas que outros exames não conseguem captar e que permite diagnosticar até 70 tipos de doenças raras.

As avaliações especializadas, os diagnósticos e os tratamentos também contam com o que há de mais avançado. E profissionais multidisciplinares altamente capacitados se conectarão aos pacientes em locais remotos por meio da telemedicina.

A obra foi realizada na região do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, referência para tratamento de doenças genéticas raras no país. O projeto é um piloto para abrir, nos próximos anos, diversos centros com o mesmo propósito em outras regiões do Brasil, como São Paulo e Minas Gerais.

Casa dos Raros de São Paulo (Hospital dos Raros)

A Casa dos Raros de São Paulo contará com todas as modalidades de atendimento necessárias para um acompanhamento completo do paciente com doença rara, tais como:

Ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo;

Ambulatório de Genética – Dismorfologia;

Ambulatório de Imunologia;

Ambulatório de Neuromuscular;

Serviços de: Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, assistente social;

Divisão de Odontologia;

Divisão de Infusão de Terapia de Reposição Enzimática;

Divisão de Pesquisa Clínica;

Internação para realização de procedimentos;

Ensino de Graduação e Pós-graduação;

Centro de Pesquisa Experimental, pesquisa aplicada e Pesquisa clínica;

A estrutura do Hospital dos Raros

O Projeto Casa dos Raros terá área para receber pacientes para tratamento multidisciplinar, internações para procedimentos especializados (UTI ́S e internação) contando com um importante espaço de atendimento ambulatorial e área para laboratório especializado. O edifício também contemplará um salão multiuso para conferências e eventos, área para administração e garagem no subsolo.
  • Leitos hospitalares: 30 em pediatria + 15 em atendimento adulto;
  • Camas de Pronto Socorro: 4 em pediatria + 2 em atendimento adulto;
  • Leitos de UTI: 8 em pediatria + 4 em atendimento adulto;
  • Salas de cirurgia: 2 Ambulatórios: 10;
  • Leitos de hospital dia: 8.

Conforme detalhado acima, o projeto prevê um espaço laboratorial para o desenvolvimento de programas para novas plataformas de triagem neonatal, triagem em grupos de alto risco, monitoramento do tratamento etc. O Centro de Referência de Doenças Raras de São Paulo contará ainda com área destinada à pesquisa básica e clínica na área de doenças raras, incluindo bancos de dados e um biobanco com amostras de pacientes com condições raras para apoiar iniciativas de pesquisa.

Apoiadores Sociais

Seja um apoiador social também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui